sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ronin'


É impensável ficar perturbado com a ordem de se tornar um ronin. No tempo do Sr. Katsushige as pessoas costumavam dizer: 'Se alguém não foi ronin pelo menos sete vezes, não será um bom vassalo. Sete vezes derrubado, oito vezes reerguido'.
Hagakure - O livro do Samurai - Yamamoto Tsunetomo
A única coisa incômoda é ter que aprender as coisas sem ajuda. Isso, de fato, me incomoda em muitas vezes. Não pela falta de capacidade ou trabalho, mas sim pela eterna sensação de solidão; de seguir aprendendo e ao mesmo tempo vagando. Sem mestres, conselheiros ou algo do tipo.
Ter como única medida de direção o aprendizado passado, é excelente para sobreviver á curto prazo e se manter vivo á médio. Quanto mais o tempo passa, mais sozinho é o caminho. Não que a tristeza ou solidão matem, mas ninguém consegue se manter tão humano só. Não é possível ser humano só. E isso não diz respeito á relacionamentos amorosos (no sentido homem-mulher já que todos os relacionamentos deveriam ser amorosos...).
Claro que também enxerguei ontem de uma forma muito próxima, tão próxima quanto um 'auto-reconhecimento', o excelente homem que venho me tornando com o passar dos anos. E que meu aprendizado e evolução, minhas deficiências e tudo mais estão BEM,BEM longe de serem zeradas, e aquele papo todo de 'tudo que passei me fez ser o que sou hoje' e bla bla bla.
Mas resta uma dúvida crucial:
Será que pelo mundo estar de cabeça pra baixo, é mesmo necessário EU andar de bananeira?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário