quinta-feira, 11 de março de 2010

Debutante


debutar (de-bu-tar)
v.i. Estrear, principalmente na vida social.



Bom. Esclarecido isso, comecemos:

Cabeça pesa. Será que sim? Será que não? Mas...será?!

Vida adulta é outra coisa. Como a gente pode enxergar uma coisa, querer e nada. Pra quem debuta: querer não é poder, é ir.


Ainda estou zonzo. Mas não com a cabeça á milhão. Hoje não. Hoje estou bem mais lento. Mais lento para quase tudo.


- Ei, você! É, você que me lê exatamente agora!Pensa em uma coisa que você quer muito. Pensou? Agora multiplica por 1000. Aham? Agora pega isso, coloca num trem pra longe e fica da plataforma observando a 'parada' ir embora até sumir do campo de visão. Até virar lembrança...


Cara, não busco uma alma gêmea. Não mesmo. Caso exista, já encontrei. Faz tempo.

Seria tudo bem mais simples.

-Oi, td bom?! (Joga conversa fora 10 minutos...)

-Vamos?!

-Vamos!

- Ôooo...


Fim. (Pode subir as letrinhas...)



Mas não é. A gente enxerga. Sente. É pra pensar depois e de repente, pensa antes. A ordem cronológica correta não é meu forte. Isso não quer dizer que não possa vir á ser. Muito suor e percepção. Auto-percepção.

Sabe o que é foda em debutar?! Uma parte da inocência fica na parte passada. Seja infância, adolescência, ou até mesmo na vida adulta, antes de se notar REALMENTE o que a vida adulta nos proporciona. De bom. De ruim. De prazer. De dor. De tudo.


É enxergar e sentir uma coisa, mas não ter mais saco (ou tempo ou vontade ou fé, ou tudo junto!!) nisso. É não se arriscar tanto. É buscar não errar. Fugir da essência humana. Se afogando nela.

-Praticamente...(Diz a mãe)

-Praticamente?! Digo eu.

Cheguei primeiro. Independente de cicatrizes ou anos corridos. Continuo o mesmo. O colágeno da pele pode ter mudado. Meu olhar também, mas não ao ponto de desfigurar ou me perder. Isso nunca.


Estou debutando na prostituição. Não, não estou indo em zonas. Não gosto. Nunca gostei. Não faz meu estilo.

Não, não estou me vendendo por grana. Não,não. Nunca tive grana demais ao ponto de gastar com superficialidades e luxos que me façam ficar deprimido por um par de tênis. Ou por um carro. Minha depressão vem de outros motivos. Motivos internos. Assuntos internos.

Debutar exige traje de gala. Dia de paixão. Ansiedade. Delivery também. Sempre aguardando o telefone tocar. Foda que quem tem esse poder é o 'cliente'. A gente só reza. E espera.


Sabe. O que importa é a preparação. O mental. A intenção.

-Ahh, não dá pra ser assado??! Então manda cozido!

-Que, nada de cozido?! Então manda cru mesmo...


Adorei. Adoro. Nunca vou deixar de gostar. Debutar talvez seja uma pista de boliche. Ou uma bela viagem. Se está e não. Se usufrui e não. Se sabe que tem um prazo. Como aqueles sapatos legais que se joga boliche mesmo o são: Sabe-se que por mais que tenham ficado ótimos, não serão seus. Isso é triste. (Será que não?! Ninguém sabe...)

Só se espera mais uma vez, pensando como da próxima vez pode-se melhorar o desempenho. Atingir um nível acima. E se espera pela próxima.


O que sobra depois do baile de debutante da vida adulta?

Lembranças. Aos montes. Idas ao banheiro para tomadas de fôlego. Falta de sono. Excitação. Pouca distância. Gostos que já se confundem e cheiros que já não nos acompanham. Texturas que trazemos impressas no corpo como as digitais que correm pelo mesmo. Muitas vezes, arrependimentos. Mas arrependimentos com sorrisos fujões pelo canto da boca são completos? São válidos? Acho que não...


Sobra exatamente isso: A solidão dos sorrisos fujões do arrependimento-mal-arrependido.


Não tenho mais a capacidade de me apaixonar. Mal olho pros lados. E se olho, olho e logo volto para o prumo. Pro meu caminho. A preguiça me toma. A falta de interesse. Não por causa de ninguém em especial, sem mentiras, por favor.

Por tudo que já passei. Por já ter debutado. Por ser precoce.

Não me agrada nem um pouco estar contra mim. Nem um pouco.

Poderia estar tudo á favor.

Debutar é descobrir que o final não chega com o sorriso. E nem o sorriso chega no final. Nem sempre.

Buscar algo que não vou encontrar?! Sem essa...


Se eu pudesse escrever tudo aqui...

Mais fácil me expressar por mosaico.


SAUDADES. ESPERANÇA. FÉ. AMOR. CHANCE. SOLIDÃO. PAIXÃO. ALMA GÊMEA. SOM. SEMPRE. D.M.B.. BEN HARPER. PELE. DISTÂNCIA. PROXIMIDADE. ESSÊNCIA. RASCUNHO. VERDADE SUPREMA. MAYA. PARTICULARIDADES. RAIVA. DORMIR. ACORDADO. SALA. LADO. ENTENDIMENTO-OLHAR. ARTE FINAL. LÁGRIMAS. TURBILHÃO DE PENSAMENTOS. BANHEIRO. SALÃO. SUJEIRA. JANELAS. BARULHO. PRETA. CONSPIRAÇÃO Á FAVOR. CASAMENTO. BURRICE. CANTO. ESTRELAS. TIMIDEZ. FODAS. PASSADO. PRATICAMENTE. H4CKER. HONESTIDADE SEMPRE. 2 MÚSICAS. 1 CORAÇÃO.


'Se o mundo inteiro me pudesse ouvir...tenho muito pra falar...'


Me lê. Me olha no olho. Se enxerga. Me enxerga. Nos olha. Cai na real logo. Fica. Some. Liga. Joga. Sem jogo. Lembra. Chora. Pensa. Solta. Assume. Adora. Corre.


Tem razão. Eu sou. Sou eu.


E a professora pergunta:

-Arthurzinho?


E ele responde:

- Presente!


E segue o carrossel. Um cavalinho subindo pra outro descer. Uma trilha sonora de fundo. Pena que o meu cavalo está quebrado. Ele não sobe.

Mas o parque continua cheio de diversões.


FIM. (COM SORRISOS FUJÕES) (E SOLIDÃO).

2 comentários:

  1. Triste demais pra ser real. Real demais pra ser triste.

    ResponderExcluir
  2. Carrossel em manutenção! ANIMAL Tuca! A cada experiencia DEBUTAMOS. O presente? Já pas.... Já pass...JÁ PASSOU!!!! Se acham que eu minto, tentem dizer PRESENTE sem que o "p" ou "r" ou "e" não fiquem no passado! RS

    Abra ço

    ResponderExcluir