segunda-feira, 1 de março de 2010

Tip.




Pequenês: Cachorro de apartamento. Hoje deixaram ele um pouco mais hippie (ou r.i.p.?), com uns cabelos maiores, estilo 'O Grande Lebowsky' da cachorrada e chamam de shi-tzu.
Cachorro de apartamento. Quando sai pra rua é fogo.Quando fogem então, meu Deus. Existem casos até de surtos! Muita ilusão em contraste com muita realidade. Choque de 110; 110.000 Volts. Tem cérebro que não aguenta né?

Muita rua pra eles... começam a perder a esperança. Sei lá se é um processo normal. Não sou analista, nem psiquiatra. Um projeto de filósofo. Solo. Da rua. E quando uma das partes está envolvida, não tem como julgar. É no mínimo anti-ético. Então vou que nem o Chico Langhi: deixando claro meu time, mas comentando.

Só tenho uma mensagem pro meu gafanhoto: Forget it!
Na boa, deixa de lado...
Igual aquela teoria dos conjuntos vazios do colégio: contendo tudo e nada ao mesmo tempo. Velado.

O caminho não é a revolta explícita. Essa é amadora; apaixonada, melhor...Cega e te coloca na maioria das vezes em encrenca. A missão? engolir raiva e arrotar poesia. Regurgitar algo melhor, meu irmão. Isso sim é reciclagem. Redução. Reutilização. Aprender esses princípios fora dos livros. Se chama empirismo.
E isso não quer dizer que não penso sobre essas coisas. Ou que não tenho opinião formada. Sim, faço algo sobre. Não preciso de divulgação pra isso. Ficam sabendo com o passar do tempo. Tranquilo. Tudo no seu tempo mesmo. A lei do mundo é dar voltas. Voltas voltam.

A vida é boa irmão. Desde que você descubra as regras do jogo. Respeite-as. Sempre. Acima de qualquer custo. Leis são necessárias. Traçam os limites. Limites são fundamentais.
A disputa não é quem acumula mais grana. Mais filhos. Mais sorrisos ou fotos felizes. Pobreza não é sinônimo de derrota. Nunca foi. Pra quem consegue enxergar além dos esteriótipos modernos. Não tô falando que ser pobre é legal. Nem fodendo. Nem há uma disputa.

Ouvi ontem um artista underground do Grajaú, vulgo Criolo Doido, falando em um documentário sobre isso: 'desde pequeno a gente aprende a ficar feliz ganhando do outro...lembra de quando você empinava pipa?! aquele negócio que você sente quando corta o outro cara? Ninguém na vida, ou na pipa, avisa que o do lado tá com cerol. É seu direito empinar, ver o pipa lá em cima, a liberdade... mas sempre tem alguém com o cerol'. E concordei. Concordei mais ainda: 'não tenho raiva de ninguém melhor. só quero chance de poder ser bom também.' Aí fui ao delírio.

Não é porque não gostam de mim que sou obrigado a agir como esperam e não gostar de volta. Claro que o fato de não gostarem, muitas vezes, afasta ou limita o convívio. Mas é só isso. Cada um com os seus motivos... ás vezes alguma feinha insegura conhecida...as pessoas precisam achar bodes expiatórios pra livrar os reais culpados. Eu entendo a mecânica do processo. Algum 'segundo coração' sem pulso. Algum qualquer coisa que exista por aí.

Obs.: Só uma coisa nãopodem falar: que vendo ilusão. Ás vezes me torno até comum de mais por conta disso. Chato. Inconveniente. Mas... não vendo. Isso não tem como. Desculpem por isso, se a intenção era ler ou ver algo desse tipo. Procurem o David Coperfield pra isso. Chacal é impostor segundo definição; não ilusionista. I'm so sorry.

Continuando...

Necessidades existem e a meta é supri-las. Nada de novo até então.
O jeito que eu vou atrás de riscá-las da minha lista é o porém. Se eu atrapalho alguém, atravesso, prejudico propositalmente. Se tudo tem um preço, ou todos tem um preço - bifurcação pra conduta. E se eu me incomodo com isso ou nem.
Sei que esses papos de caráter tão meio fora de moda, mas é o seguinte: Graças á Deus, tive bons exemplos disso em casa. E não os segui por um tempo achando que quem segue as regras são todos otários sem visão, manipulados do sistema. Juventude revoltada é uma porcaria.
Hoje eu os vejo como idealistas. Ideais.
Isso tudo foi escrito, afim de ilustrar o conselho pro meu pequeno aprendiz.

Menino, ninguém precisa ser ingênuo para ter o coração puro. Ou para mantê-lo puro.
E nunca se esqueça. A diferença do bem pro mal é sempre tênue. Nesse caso, ortográfica até: um 'r' para um 't'.

Os anos transcorridos, um mero detalhe. Pense nisso. E sempre escute o coração. Pu'R'o.

- SEJA O BEM.
(pq se EU não for, quem vai ser?)

2 comentários:

  1. Existe sempre a linha tênue entre os opostos. Por isso um sempre precisa do outro. Equilibrio Linear. A linha não estoura, é flexivel. Resistente ao tempo e a qualquer movimento brusco. Teia de aranha. Complexidade do ser. Instinto. Genialidade.

    Muito bom Tuca.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. "Não é porque não gostam de mim que sou obrigado a agir como esperam e não gostar de volta. Claro que o fato de não gostarem, muitas vezes, afasta ou limita o convívio. Mas é só isso."

    Disse tudo nessa frase!

    ResponderExcluir